quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Luigi Borro


Notório escultor do século XIX, cujas obras se espalham por Veneza e Treviso, o escultor Luigi Borro nasceu em Ceneda, provícia de Treviso em 29 de julho de 1826, filho de Francesco e de Francesca Casagrande. E morreu em Veneza em 6 de janeiro de 1880.
Seu pai queria que ele fosse um ferreiro como ele, mas as precoces habilidades artísticas de Luigi foram descobertas pelo pintor Giovanni de Min, que recomendou que ele estudasse em Veneza.
No final de 1842 foi inscrito na Academia de Belas Artes, onde se destacou.
Sua obra mais famosa é o monumento ao herói Daniele Manin de 1875 (o segundo nas fotos), mas não foi suficiente para trazer-lhe o sucesso em vida, que certamente merecia.


Alessandro dal Borro


É famoso este retrato pintado à óleo em 1645 por Charles Mellin (pintor barroco francês), do general toscano Alessandro dal Borro. Trata-se também de um símbolo da obesidade, que provavelmente não fazemos questão de compartilhar.

O general, conhecido como "o terror dos turcos", nasceu em Arezzo em 22 de abril de 1600 e morreu em Corfú em 2 de dezembro de 1656.
Filho de Girolamo dal Borro, capitão e aristocrata de uma ilustre família de Arezzo, estudou matemática na Universidade de Florença.
Destinado à carreira militar, participou da Guerra dos 30 anos, na companhia do ilustre capitão de Siena, Ottavio Piccolomini, enviado pelo grão-duque Cosimo Il 'de Medici à terras alemãs para ajudar o imperador Ferdinando II, que era seu irmão.
Por suas numerosas vitórias no campo de batalha, dal Borro recebeu dois títulos de Barão e entrou para a nobreza da Boêmia.
Alessandro dal Borro é reconhecido como um dos grandes líderes do século XVII, merecendo o apelido de "terror dos turcos" e lutou também a serviço da Espanha e de Veneza.
Mais tarde, o então Grão-duque de Florença, Ferdinando Il 'de Medici, o convidou para ser o comandante do exército do grão-ducado. Graças aos seus serviços prestados, em 29 de julho de 1643, recebeu o título de Marquês del Borro.
O marquês Alessandro del Borro, voltou ao serviço dos venezianos e morreu em 1656 em Corfú, em virtude de ferimentos sofridos em batalha.
Na gestão do feudo de Arezzo, foi sucedido pelo filho Niccoló dal Borro (1644-1690), militar de carreira, que também morreu em batalha, apenas um ano após se casar.
Seu irmão Marco Alessandro, um auditor de Siena, o sucedeu, mas, como o irmão, também não teve filhos homens.
O patrimônio foi dividido entre a filha de Niccolò e as duas filhas de Marco. O título de Marquês, depois de um processo jurídico, termina por ser entregue ao marido da filha mais velha de Marco, Teresa, Lodovico di Giovani Gianfigliazzi (1649-1724). E assim os Borro deixaram a nobreza...




terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Impéria, Itália

Aqui estão algumas imagens da bela e turística província de Impéria, que fica na província da Ligúria e onde há uma grande concentração de pessoas com sobrenome Borro atualmente.
Fica na divisa com a França, banhada pelo mar da Ligúria.
A capital é Impéria (41.500 habitantes), mas a cidade mais populosa é San Remo (56.000 habitantes).
Seu nome deriva do rio Impero, que divide as antigas comunas rivais de Porto Maurizio e Oneglia, agora fundidas em uma única cidade.



DOLCEACQUA



CENTRO DA CIDADE



CERIANA

Onde vivem os Borro na Itália



Todos sabemos que a origem de nossa família é a Itália, mais especificamente o norte do país, de onde partiram nossos bisavós.
Através de um website especializado, é possível encontrar onde estão concentrados os Borro na Itália.
Como podemos ver, a maior concentração está na capital, em Roma, que tem entre 50 e 100 moradores registrados com o sobrenome Borro.
A seguir vem a Ligúria, mais especificamente na comuna de Impéria, que fica na divisa com a França, a poucos quilômetros de Nice.
Em todo o Norte do país, ainda pode-se encontrar os Borro. Nas províncias de Gênova, Torino, Venezia, Trento, Milano, Aosta e Trieste.