quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Alessandro dal Borro


É famoso este retrato pintado à óleo em 1645 por Charles Mellin (pintor barroco francês), do general toscano Alessandro dal Borro. Trata-se também de um símbolo da obesidade, que provavelmente não fazemos questão de compartilhar.

O general, conhecido como "o terror dos turcos", nasceu em Arezzo em 22 de abril de 1600 e morreu em Corfú em 2 de dezembro de 1656.
Filho de Girolamo dal Borro, capitão e aristocrata de uma ilustre família de Arezzo, estudou matemática na Universidade de Florença.
Destinado à carreira militar, participou da Guerra dos 30 anos, na companhia do ilustre capitão de Siena, Ottavio Piccolomini, enviado pelo grão-duque Cosimo Il 'de Medici à terras alemãs para ajudar o imperador Ferdinando II, que era seu irmão.
Por suas numerosas vitórias no campo de batalha, dal Borro recebeu dois títulos de Barão e entrou para a nobreza da Boêmia.
Alessandro dal Borro é reconhecido como um dos grandes líderes do século XVII, merecendo o apelido de "terror dos turcos" e lutou também a serviço da Espanha e de Veneza.
Mais tarde, o então Grão-duque de Florença, Ferdinando Il 'de Medici, o convidou para ser o comandante do exército do grão-ducado. Graças aos seus serviços prestados, em 29 de julho de 1643, recebeu o título de Marquês del Borro.
O marquês Alessandro del Borro, voltou ao serviço dos venezianos e morreu em 1656 em Corfú, em virtude de ferimentos sofridos em batalha.
Na gestão do feudo de Arezzo, foi sucedido pelo filho Niccoló dal Borro (1644-1690), militar de carreira, que também morreu em batalha, apenas um ano após se casar.
Seu irmão Marco Alessandro, um auditor de Siena, o sucedeu, mas, como o irmão, também não teve filhos homens.
O patrimônio foi dividido entre a filha de Niccolò e as duas filhas de Marco. O título de Marquês, depois de um processo jurídico, termina por ser entregue ao marido da filha mais velha de Marco, Teresa, Lodovico di Giovani Gianfigliazzi (1649-1724). E assim os Borro deixaram a nobreza...




Nenhum comentário:

Postar um comentário