quarta-feira, 6 de abril de 2011

Os Borro no Brasil



Em 1888, os Boro residiam em Caorle, na província de Venezia, quando em 14 de março, Antonio Boro, filho mais velho de Giácomo Boro e Maria Vincentin, conseguiu na cidade de Portogruaro passaporte para 14 pessoas da família.
Já no dia 23 de março, todos embarcam no porto de Genova com direção a Santos no Brasil, onde chegariam um mês depois, em 23 de abril de 1888.


Chegaram a bordo do vapor Napoli, pertencente à companhia La Veloce, com 1.865 toneladas brutas, largura 10.82m x 91.09m comprimento (298.9 pés x 35.5 pés), uma chaminé, quatro mastros, estrutura de ferro, único eixo, velocidade máxima 11 nós, acomodação para 34 passageiro de 1ª classe e 900 passageiros da classe econômica.

Além de Antonio e sua esposa Celestina Gerotto, embarcaram sua mãe Maria Vincentin e seus irmãos Luigi, Stefano (meu tataravô, acompanhado da esposa Angela Urban e dos filhos Giovanni, meu bisavô aqui chamado de João e Valentim), Pedro, Eugênio e Augusto. Aparentemente, deixaram na Itália a irmã N. (?) Boro, já casada com N. (?) Basso.

Maria Vincentin, nascida em 20/02/1824 em Cavazuccherina, filha de Giuseppi Vicentin e dona Beatriz Giaccheto, casou-se com Giácomo Boro ainda na Itália, com quem teve sete filhos. Ela chegou ao Brasil já viúva como a matriarca dos Borro no país. 

Um detalhe importante é que ao chegar no Brasil, o sobrenome teria sido alterado de Boro para Borro, mas esta confusão parece permanecer na Itália, onde mesmo hoje os Boro e os Borro habitam as mesmas regiões, o que me faz supor que são a mesma família.

(estes dados foram colhidos pelo meu tio-avô Gilberto Borro no ano de 1943)

8 comentários:

  1. Meu avô Livio Borro era de Velletri (região do Lazio). Ele tinha um irmão que migrou para o Brasil depois da segunda guerra mundial, mas acho que o sobrenome deles não foi mudado. Era Borro mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde sou neta de Amália Bovo, filha de Noé Bovo e Julia Zanardo.

    ResponderExcluir
  3. Armando, boa tarde! Sou casado com uma bisneta do Antônio Boro, gostariamos de entrar em contato contigo, como fazemos? Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá João Paulo! Quem quiser entrar em contato comigo pode utiliar o email mando.bm@gmail.com.
    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Alguem sabe sobre João Borro que se casou com Margarida de Lucca na região de Fernandopolis???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luciano!
      Não tenho essa informação, mas se alguém puder colaborar e fornecer dados mais completos sobre outros ramos da família, como os de Fernandópolis, eu agradeço.
      Abs!

      Excluir
    2. Chrystina Boro Costa25 de março de 2023 às 05:57

      Sim! Eram meus avós paternos, do que você precisa?

      Excluir